sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sugestão de leitura

Olá, pessoal!
Passando para deixar uma sugestão de leitura:
" A importância do ato de ler" do Paulo Freire.
Ele está de fácil acesso pois faz parte do FDE,
Então acredito que a maioria das escolas tenham.
Abraços e boa leitura.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Este blog...



A criação deste blog é parte integrante das atividades do curso de Formação Continuada, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo aos professores da rede.

Como tarefa, tivemos que construir um blog, no qual deveríamos publicar textos que contassem um pouco da nossa experiência com a leitura e a escrita.

Essa atividade se justifica por sabermos que, no século XXI, não apenas as tecnologias evoluíram, mas a abordagem educacional também.

Assim como o homem moderno não consegue desenvolver, satisfatoriamente, suas atividades cotidianas sem o auxílio de equipamentos eletrônicos, como computar, celular, iped e outros, o professor, para atingir os objetivos desejados com sua prática profissional diária, também deve lançar mão desses meios tecnológicos para garantir o êxito do processo de ensino aprendizagem.

Focando nas aulas de Língua Portuguesa, o desafio da contemporaneidade fica por conta de sabermos utilizar os recursos tecnológicos na formação de um aluno crítico, capaz de tomar decisões com confiança e que tenha uma boa comunicação, tanto verbal, quanto escrita.

Para atingir tal objetivo, o blog pode ser um grande aliado no desenvolvimento dessas competências, isso devido ao seu caráter híbrido, que proporciona a construção de textos hipermodais, adequados à realidade do adolescente de hoje, que se acostumou a ler um texto, ao mesmo tempo em que observa uma imagem a ele relacionada e ouve uma música que o remete diretamente ao assunto abordado na leitura.
VIRGÍNIA ELIZABETH DE CARVALHO


Este blog é uma das etapas do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino,  programa   promovido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, realizado na Diretoria de Ensino da Região de Mauá. Direcionado aos professores de língua portuguesa do ensino fundamental.
Aqui podemos trocar experiências de trabalho, como por exemplo as sequências didáticas desenvolvida nos encontros presenciais.


Lusinete Vasconcelos


Perfil Lusinete


Lusinete, 37 anos até o momento. Professora de Língua Portuguesa, trabalho na  mesma  escola desde 1996, que também faz parte da comunidade onde moro. Iniciei na secretaria e depois passei para a sala dos professores. Gostei muito da mudança. Fiz faculdade em Ribeirão Pires (FIRP).  Amo teatro, por isso escolhi  Língua Portuguesa, por  causa das histórias, que normalmente são interpretadas em palcos.Enfim, amo o que faço, é adorável estar em sala de aula, mesmo com muitos desafios e dificuldades dos dias atuais da educação.
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

PERFIL VIRGÍNIA

Olá.


     Sou professora concursada da rede, na disciplina de Língua Portuguesa, e, em 2012 assumi meu segundo cargo, na mesma área.


    Através da oportunidade oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2013 terminei minha Pós-Graduação, pela Unicamp. Também sou formada  em Contabilidade e atuo no ramo de assessoria.

    Gosto de ler, ouvir música e malhar. Pratico boxe, musculação, dança do ventre e ... qualquer outra atividade que deixarem eu me intrometer kkk.


Abraços a todos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Depoimento sobre leitura e escrita


Uma experiência  marcante em minha vida, foi quando adolescente, li um livro que a história acontecia em Minas Gerais, infelizmente não lembro o nome, mas essa leitura me fez fazer uma viagem para as cidades históricas de Minas. Era um sonho desde que li o livro, e esperei quinze anos após a leitura para poder conhecer os lugares onde a história se passava. Foi Maravilhoso. Isso nos mostra o quanto a leitura é importante e nos faz viajar, mesmo sem sair do lugar.
Lusinete Vasconcelos dos Santos


Desde pequena fui impulsionada, meio que inconscientemente, para o mundo da leitura.
O primeiro passo acredito que foi dado por minha mãe, pessoa humilde, mas de grande sabedoria e conhecimento das crendices populares. À medida em que ela relatava suas vivências no interior e os “causos” que meu avô lhe contava, eu criava um mundo paralelo, onde todas essas histórias se tornavam a minha verdade.
Durante minha formação escolar, ainda no ensino fundamental, fui me apaixonando pelos livros de literatura, os quais, na época, eram solicitados pelos professores, e segui pelo caminho de minha formação sempre acompanhada por essa paixão.
A graduação veio para consolidar a minha vontade de trabalhar com a palavra. Dentre os inúmeros textos que produzi, durante esse período, o TCC (trabalho de conclusão de curso), fez com que eu começasse a refletir sobre a importância do indivíduo com capacidade de autoria.
Assim como esse trabalho propiciou a mim a possibilidade de comunicar uma reflexão mais aprofundada, sobre determinado tema, posicionando-me criticamente e divulgando os resultados dessa análise através da escrita, passei a valorizar, ainda mais a importância do aluno também desenvolver, como apresenta Foucault, a “função-autor”, lendo e escrevendo de maneira autônoma os mais diferentes textos, utilizando gêneros diversos, adequados para cada contexto de circulação da mensagem em questão.

VirgíniaElizabeth de Carvalho